Google muda política de privacidade para integrar serviços
A Google prepara-se para levar a cabo uma reforma das condições de utilização dos seus produtos. Política de privacidade e forma como são geridos os dados do utilizador serão objeto de alterações profundas a partir de março, avisou a gigante das pesquisas.
"Para resumir, vamos tratar-vos como um utilizador único em todos os nossos serviços", afirmou a responsável pelas questões de privacidade da empresa, Alma Whiten, no blog oficial da Google.
Ao abrigo das novas regras, a empresa poderá reagrupar as informações introduzidas pelos utilizadores nos seus vários serviços, que até agora se encontravam dispersas, para criar uma "visão geral" dos clientes.
A reestruturação vai levar à fusão de cerca de 60 regras de utilização num único documento, que serve para gerir todos os produtos da marca. Do Gmail ao YouTube, passando pelo site de alojamento de fotos na nuvem Picasa, por exemplo, todos os serviços contarão com uma só ferramenta de gestão de privacidade e admitirão a partilha de dados entre si.
As mudanças entram em vigor a 1 de março e abrangem não só quem acede aos serviços Web da empresa, mas também os utilizadores de smartphones Android, que precisam de efetuar o login em contas Google para tirar total partido das potencialidades do sistema operativo.
Assim, sempre que um utilizador autenticado usar o YouTube, fizer uma pesquisa no motor de busca, verificar o email ou usar o Google Maps, estará, de certa forma, a ser "monitorizado" pela empresa, que há algum tempo vinha deixando adivinhar a caminhada no sentido de uma total integração de serviços.
O objetivo é tornar mais simples e intuitiva a experiência de utilização dos serviços da marca, defende a Google. Se, por exemplo, um utilizador for ao YouTube ver um jogo de futebol, poderá vir a receber no email publicidade à venda de bilhetes para um próximo confronto de uma das equipas que participaram na partida.
As "intenções" e potencialidades são apresentadas num vídeo publicado pela empresa, que reproduzimos abaixo.
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sem comentários :
Enviar um comentário