Blogue de Tecnologia e de Downloads de programas, jogos e afins!!! Procure também por dicas e tutoriais aqui!

Site de "programação para as massas" liga serviços e aplicações online

Sem comentários
O complicado é mesmo o nome: If this then that (“Se isto então aquilo”). Mas a ideia é simples: uma ferramenta para utilizadores sem conhecimentos técnicos automatizarem tarefas entre vários serviços e aplicações, do e-mail ao Twitter, do Facebook a um blogue.

O fluxo de duas acções mostrado no ifttt  
O fluxo de duas acções mostrado no ifttt (D.R.)
 
O que o ifttt (é assim que os próprios responsáveis abreviam o nome do site) propõe é a criação de acções automatizadas que liguem outros dois serviços online. Por exemplo: sempre que um utilizador específico envia uma mensagem no Twitter, receber essa mensagem no e-mail. Ou: quando alguém publica uma foto minha no Facebook, guardar essa foto no serviço de armazenamento de ficheiros Dropbox. Ou ainda: quando se assinala um item no Google Reader (o leitor de RSS do Google), criar uma entrada num blogue Wordpress com esse item.

Existem limites para o que o site consegue fazer, mas há centenas de combinações possíveis entre os 35 serviços que o ifttt suporta actualmente, ficando a cargo da imaginação e necessidade dos utilizadores decidir que acções criar.

Cada uma destas acções é criada através de um processo guiado, que torna a tarefa simples. A partir daí, o ifttt verifica de 15 em 15 minutos se existe o evento necessário para que a acção seja executada.

É possível a cada utilizador partilhar com os restantes as acções que concebeu, naquilo a que o site chama uma página de “receitas”. Actualmente, há mais de 1300 “receitas” disponíveis, que um utilizador pode importar para a respectiva conta e passar a usar.

No início deste mês, o ifttt abriu a porta ao registo de qualquer utilizador, após nove meses numa fase experimental, em que só se podia aceder por convite.

Programação para as massas

A frase "if this then that" diz respeito a um conceito bem conhecido de programadores informáticos. Basicamente, significa que quando algo acontece, uma determinada acção é desencadeada.

O ifttt “é programação orientada a eventos para as massas”, descreve o fundador do ifttt, Linden Tibbets, numa entrada no blogue do site, referindo-se a um paradigma de programação informática em que eventos (um clique num botão ou o arrastar de um objecto) desencadeiam algo. “Contudo, o ifttt não é uma linguagem de programação ou uma ferramenta de construção de aplicações, mas sim uma solução muito mais simples. Fita-cola digital, se quisermos, que permite ligar dois serviços”.

Os responsáveis do ifttt escusaram-se a revelar quantos utilizadores já se registaram no site e qual o modelo de negócio que têm em mente (actualmente, o serviço é gratuito e o site não tem publicidade). “Simplesmente não estamos ainda em posição para partilhar essa informação”, disse ao PÚBLICO Alexandre Tibbets, um dos membros da equipa de três pessoas, que tem sede em São Francisco, nos EUA.

Tibbets admitiu que os planos passam por aumentar o número de serviços suportados e disse que a equipa está a encorajar os utilizadores a enviarem sugestões. “Estamos apenas a começar a aproveitar o potencial do ifttt”.

Sem comentários :

Enviar um comentário